quarta-feira, 18 de maio de 2011

REPÚBLICA VELHA - 1889 - 1930

              
CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS DESTE PERÍODO  


- Proclamação da República em 15 de novembro de 1889. A monarquia é derrubada.
- Marechal Deodoro da Fonseca assume como primeiro presidente da República.
- Poder econômico e político nas mãos das oligarquias paulista e mineira.
- Após a renúncia de Deodoro em 1891, assume a presidência outro militar: Floriano Peixoto.
- Primeira Constituição Republicana Brasileira é promulgada em 1891: voto aberto, presidencialismo, manutenção de interesses das elites agrárias, exclusão das mulheres e dos analfabetos do direito de voto.
- Política do Café-com-Leite: alternância no poder de presidentes mineiros e paulistas.
- Região Sudeste é privilegiada nos investimentos federais, principalmente os setores agrícola e pecuário.
- O café é o principal produto brasileiro de exportação.
- Aumento da imigração europeia (italiana, alemã, espanhola) para servir de mão-de-obra nas lavouras de café do interior paulista.



Política dos Governadores
Troca de favores políticos entre presidente da República e governadores para a manutenção do poder e garantia de governabilidade.

O coronelismo
Poder político e econômico concentrado nas mãos dos coronéis (grandes latifundiários), que usavam o voto de cabresto, violência e fraudes para obter vantagens eleitorais para si e seus candidatos.

Golpe de 1930
Após a vitória de Júlio Prestes, políticos da Aliança Liberal afirmam que as eleições foram fraudulentas. Com a liderança de Getúlio Vargas, aplicam um golpe e colocam fim a República Velha. Vargas torna-se presidente da República.

Um comentário:

  1. OLÁ AFONSO SOU PROFESSORA DE HISTÓRIA E ADOREI SEU BLOG E VOU UTILIZÁ-LO EM ALGUMAS DE MINHAS AULAS, SABE A MUITO TEMPO ATRÁS FUI BATIZADA NA IGREJA ADVENTISTA, E AINDA ACREDITO NOS SEUS PRECEITOS, MAS ALGUMA COISA ME IMPEDE DE CONTINUAR A FREQUENTÁ-LA. ENGRAÇADO ENCONTRAR SEU BLOG HOJE, ESTAVA PRECISANDO DE UM HELP. ABRAÇOS. MARCIA MATOS

    ResponderExcluir