terça-feira, 26 de julho de 2011

SUPER PROTEÇÃO, PODE PREJUDICAR O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA.

Uma grande parte das crianças e adolescentes brasileiros vive como dentro de uma bolha, protegida dos aspectos mais triviais da realidade. É preciso dar-lhes autonomia, porque o maior risco é criar uma geração despreparada para a existência.

Os pais super-protetores podem ser tão prejudiciais para a formação emocional de seus filhos, quanto os pais negligentes. Há um limite entre a preocupação aceitável e a excessiva, que pode fazer mais mal do que bem a uma criança ou adolescente. Os pais super-protetores valem-se de recursos tecnológicos, como o celular que permite monitorar as andanças da moçada e da nova dinâmica familiar, mas também os pais acabam abandonando a parte mais difícil da paternidade, que é deixá-los seguir em frente. Pais que adotam para si e para seus filhos esse tipo de estratégia ignoram uma peça-chave do desenvolvimento humano: a autonomia. É aquela capacidade – e sensação poderosa – de fazer escolhas. E também de aceitar seus próprios limites e reconhecer que, não raro, as escolhas podem estar erradas.

Num artigo recente, o psiquiatra americano Michael Jellinek, professor de Harvard e chefe da psiquiatria infantil do hospital Geral de Massachussetts, escreveu que no momento em que um bebê nasce, até a hora em que ele entra na faculdade ou sai de casa, a questão central de sua existência é conquistar independência. Tirar isso de um filho pode ser uma viagem sem volta. “Vemos o tempo todo exemplos de crianças que finalmente quebram a bolha em que vivem e se transformam em adolescentes rebeldes além do aceitável, um atalho para que se tornem adultos frustrados”.

Em geral, os pais super-protetores são inseguros e ansiosos. Temem que seus filhos deixem de amá-los, esforçam-se para não fracassar em sua educação, e têm pavor de ser julgados por parentes e amigos. Para eles, se o filho tira uma nota que os desaponta, vão direto à escola e exigem que ela seja mudada. Quando ele esquece um livro ou uma apostila em casa, correm para levá-lo à escola. Dessa forma, não permitem que ele sinta o constrangimento que serviria de alerta para que se lembrasse de tomar conta de sua vida.

Atualmente, a escola é o único espaço em que boa parte das crianças e adolescentes tem, de fato, de assumir responsabilidades. Ao passarem pelos portões escolares, deixam o posto de príncipe ou princesinha da família para se tornarem um entre tantos outros alunos. É um dos grandes pesadelos dos pais super-protetores: a exemplo do que ocorre na vida doméstica, eles exigem tratamento individualizado na escola. Sua interferência na rotina pedagógica é uma realidade constante.

Como efeito colateral da superproteção, os especialistas começam a notar um aumento no número de crianças ansiosas e inseguras. Não é difícil identificar uma delas em sala de aula: é a que pede atenção e aprovação para cada tarefa que realiza. Consulta os professores com muita freqüência. Tamanha dependência está na raiz da baixa auto-estima. O problema é tão presente nas escolas que, em algumas delas, são feitas atividades para estimular a autonomia desde pequenos.

As crianças superprotegidas acham que os outros resolverão todos os seus problemas. Por isso, o risco de se tornarem compulsivas ou entrarem no universo das drogas é maior.
Outro estudo mostra que a falta de obrigações dentro de casa tem criado uma geração pouco preocupada com o próximo. E o pior: os pais estão relutando como nunca em pedir ajuda doméstica aos filhos. Não há nada de errado em distribuir tarefas: é bom para a autodisciplina e para ajudar a construir a autoconfiança.

Eliminar do desenvolvimento infantil todo desconforto, as decepções e até mesmo a brincadeira espontânea (aquela em que não há a interferência do adulto) – e ainda por cima pressionar as crianças com a exigência de sucesso total – é um erro de rumo gravíssimo. Sem enfrentarem desafios próprios nem se confrontarem com limites, as crianças tornam-se adultos incapazes de superar as vicissitudes.

As conseqüências da infância e adolescência superprotegidas já são mensuráveis: os jovens atualmente levam mais tempo para sair de casa, começar a trabalhar e formar uma família. Quando chegam ao mercado profissional, não conseguem lidar com as exigências reais. Freqüentemente se sentem injustiçados e incompreendidos. E frustram-se com facilidade.
A criança superprotegida tende a ser: medrosa, manhosa, insegura, dependente e impaciente. E pode se tornar um adulto: egoísta, individualista, com dificuldades de relacionamento e de fazer escolhas.

Em resumo, se você quiser ter um filho com possibilidade de ser feliz (nunca há garantias), proporcione a ele a liberdade possível em cada etapa de sua vida. E lembre-se do que disse o escritor francês Honoré de Balzac (1799 – 1850): “Chega um momento na vida íntima das famílias no qual os filhos se tornam, voluntária ou involuntariamente, juízes de seus pais”. Para ter um julgamento razoavelmente justo, não seja negligente – mas também não seja super protetor.


segunda-feira, 18 de julho de 2011

sexta-feira, 15 de julho de 2011

NOVIDADE !

FOI CRIADO O SITE DIÁRIO DE BORDO ! ACESSE .

ESTE É O LINK :


http://www.historialins.net/

quinta-feira, 14 de julho de 2011

LUGAR DA SEMANA

SÃO MIGUEL DOS MILAGRES




A Singular São Miguel dos Milagres, caracterizada por apresentar um povoadcador o qual dorme em águas mansas e ao som do balançar dos coqueiros, parece que finalmente despertou para a atividade turística. Possui praias quase desertas e coqueirais que parece não ter fim. É um dos poucos lugares do Estado de Alagoas onde as características sociais e naturais seguem inalteradas.Conta com pousadas de muito bom gosto, confortáveis e em harmonia com a natureza. Estão direcionadas ao Turismo Alternativo: Sol e Praia, de Aventura, Ecoturismo e sem dúvida o Turismo Cultural. Uma quantidade reduzida de turistas garantindo a qualidade do turismo ofertado, explorando a natureza e respeitando-a. Ideal para quem busca a tranquilidade e perfeito para Lua-de-Mel.
A natureza exerce o papel mais importante na vida dos moradores locais e é sem dúvida o principal Atrativo Turístico. O crescimento turístico em determinadas áreas ocasiona problemas e desequilíbrios que afetam ao recurso natural, o atrativo que motiva a visita. Determinadas ações podem colaborar com a manutenção do ecosistema. A sensibilidade Meio-Ambiental está relacionada com novas motivações que guiam a tomada de decisões do consumidor (consiência dos impactos turísticos e sensibilidade ao seus efeitos: ruído, contaminação, etc). Estas novas motivações servem para incorporar novas ofertas baseadas na natureza e em espaços não masificados. 
Aqui natureza convida a viver Aventuras e a praticar Atividades do Ecoturismo: uma caminhada na praia, visita às piscinas naturais (inclusive com a possibilidade de práticas de mergulho), passeio à cavalo, visita ao peixe-boi no Rio Tatuamunha - introduzido e protegido pelo IBAMA.
Convida também a relaxar à sombra de uma árvore... uma rede, muita água de côco!
No vilarejo a opção de interagir com os nativos, visitar seus artesanatos, chupar um flau de côco, comer uma tapioca. Compartir por um determinado tempo o rítmo de vida de um povoado simples a beira-mar, onde se pode respirar ar puro todos os dias, acordar e dormir cedo, viver do mar e da terra.
O lugar é lindo, cores mágicas!! Encanto em cada passo na areia...Saiba que nesse lugar você também deixará saudade nas ondas que apagarão suas pegadas. E terá a certeza de que sua presença fez a diferença. Pois que seja altamente positiva e que você possa recomendar es a grandiosa Mãe Natureza.

VEJA ALGUMAS FOTOS :








terça-feira, 12 de julho de 2011

MENSAGEM REFLEXIVA

JOVEM O QUE ESTA ACONTECENDO ?



Hoje nos pegamos ouvindo os mais velhos dizendo "no meu tempo não era assim !", "esses jovens de hoje ?", as vezes os jovens dizem "que conversa chata !". Porque hoje à tantas distâncias entre pais e filhos?

Ao longo dos séculos vamos encontrar na História, jovens aprendendo com seus pais e avós, sendo assim, vivenciando uma atividade importante para a transmissão de conhecimento e cultura a educação pelo exemplo . Hoje os jovens tem se entregado a preguiça, a falta de responsabilidade, a libertinagem, onde encontramos poucos querendo ter mais do que apenas um momento uma balada . O que realmente esta acontecendo com nossos jovens ?

Nas salas de aulas observamos o quanto é grande a falta de compromisso de alguns alunos para com sua realidade. Entendo que muitos ja vem de casa revoltados com seus pais por acharem que estão pegando no pé, só por quererem saber a onde estão?, para onde vai ? e com quem ? . Na realidade os adultos enxergam a vida com um olhar amadurecido e nós jovens olhamos com um olhar apaixonante. A diferença entre esses dois aspectos é a razão . e o que é a razão ? simples ! é você pensar antes de dar um passo ! é você pensar antes de falar qualquer coisa que possa ou não machucar alguém !. Neste sentido encontramos muitos problemas, pois não esta sendo visto o outro como uma pessoa importante e só o "eu".

Contudo, o habito de leitura esta sendo pouco vivenciada por nossos jovens, conseqüentemente os problemas ortográficos estão aparecendo descaradamente . Neste sentido quando são questionados "à professor não to nem ai !", "tanto faz como tanto fez !" .

Precisamos perceber que o que plantamos hoje iremos colher amanhã, se plantar-mos responsabilidades, competências, compreensão, respeito, honestidade e tantos outros objetivos que fazem o caráter de um ser humana vamos colher . Ninguém planta que planta uva vai colher morango !.

Gastamos muito tempo enchendo nossos tempos com besteiras, tempos que deveriam ser preenchido com o exercício simples de sermos pais e filhos, conversando, fazendo atividades juntos, conhecendo um ao outro mais, construindo laços afetivos . Hoje encontramos jovens tendo mais amizade fora do seu familiar do que com seus pais . é importante que tenha-mos amigos, sim, sem sobra de duvidas, mais precisamos fortacer nos laços de amizades verdadeiras em casa .

Hoje precisamos deixar de ser pais mais ou menos, filhos mais ou menos, professores mais ou menos, seres humanos mais ou menos, cristãos mais ou menos . Precisamos ser-mos melhores, buscando fazer o melhor tudo o que nos é proposto diacordo com nossa saúde e limites.


quinta-feira, 7 de julho de 2011

NAMORO, CEDO OU TARDE ?



Hoje em dia é bastante freqüente vermos amizades entre jovens terminarem em um namoro. Isso não representa nenhum problema, se os pais permitem e os adolescentes têm maturidade e responsabilidade para não correrem riscos desnecessários por exemplo: sexo antes do casamento, gravidez precoce ou DST. É preocupante que dos 10 aos 15 anos que a amizade se transforme sem querer em namoro sem ter maturidade. Quando os dois jovens resolvem namorar sem maturidade e pensam que sentem um pelo o outro é AMOR e acabam fazendo sexo sem compromisso, chegam a um grande problema: o de terem um filho sem responsabilidade e doenças na qual nesta idade o corpo do jovem não esta preparado para o ato sexual. O namoro prematuro é a pretensão de amar antes do tempo e buscar satisfação para o desejo sexual. É muito difícil dizer a idade em que o namoro não é prematuro, o que precisamos é maturidade. Porém pesquisamos sobre os perigos e dúvidas mais comuns nas primeiras experiências dos adolescentes.


Namorar ou ficar?


Os jovens estão ficando muitos modernos. Eles não querem mais namoro sério, agora a parada é o fica. Mas qual a diferença?O fica é um tipo de degustação de uma pessoa com a outra, a partir daí, elas se decidem se querem ou não ter um relacionamento com compromisso. O namoro é mais sério, quando os rapazes pedem aos pais da garota um relacionamento que pode até virar casamento!


Risco do namoro prematuro


A convivência prematura entre de dois adolescentes de sexo diferente algumas vezes são de brincar de amor. Por isso, o primeiro amor não costuma ser verdadeiro. Algumas pessoas não têm o futuro pronto antes dos 25 anos, um namoro que começa na juventude ele dura muito tempo. E quanto mais tempo passa, eles perdem o que sentiam no começo do namoro. A perda que aumenta cada dia mais explica por que os amores prematuros são raramente conduzidos ao casamento.

Todos nós sabemos que durante um namoro prematuro os jovens procuram apressar o sexo entre os dois. Durante uma relação sexual transmitimos e recebemos muitas coisas, o sentimento e o prazer parecem ser o que mais importa, mas não é bem assim, o nosso corpo possui substancias, secreções, líquidas etc, que também são passados ao outros. E é por aí que doenças, as chamadas DST - Doenças Sexualmente Transmissíveis, podem causar transtornos a nossa vida. Algumas têm cura, mas as que são causada por vírus ainda não tem, como a AIDS. Conhecer o funcionamento e as necessidades do nosso corpo é uma maneira de nos proteger e proteger o nosso parceiro de relação sexual.

Todos nós sabemos que durante um namoro prematuro os jovens procuram apressar o sexo entre os dois. Durante uma relação sexual transmitimos e recebemos muitas coisas, o sentimento e o prazer parecem ser o que mais importa, mas não é bem assim, o nosso corpo possui substancias, secreções, líquidas etc, que também são passados ao outros. E é por aí que doenças, as chamadas DST - Doenças Sexualmente Transmissíveis, podem causar transtornos a nossa vida. Algumas têm cura, mas as que são causada por vírus ainda não tem, como a AIDS. Conhecer o funcionamento e as necessidades do nosso corpo é uma maneira de nos proteger e proteger o nosso parceiro de relação sexual.